(51) 3377-1319

Notícias

As melhores maneiras de motivar a equipe da sua empresa

Até pouco tempo atrás, muitas empresas viam o funcionário, principalmente o de nível operacional, apenas como uma peça que podia ser substituída a qualquer momento por outra.

Hoje, esse quadro tem mudado nas companhias com boas práticas de gestão. Os empreendedores perceberam que uma equipe qualificada e motivada traz maiores retornos. Além de um grande salto de produtividade, reduz a rotatividade sem contar com a redução dos custos de novas seleções e capacitações.

É indiscutível que salário e benefícios como alimentação e plano de saúde são importantes, mas, atualmente, no que diz respeito às gerações X e Y, manter um bom clima interno é essencial.

Na Alliança, por exemplo, procuramos construir um ambiente de trabalho saudável, escutando e entendendo os anseios da equipe. O chefe autoritário e que ganha o respeito pelo medo já está fora de moda. 

Ele deu lugar ao que sabe ouvir mais que falar, que respeita e que dá exemplo, que consegue conciliar interesses e explorar o que cada um tem de melhor com suas particularidades.

Outra dica são as reuniões de feedback. Cada colaborador deve ser avaliado pelo seu superior periodicamente. Nessas reuniões, o superior avalia os pontos positivos do colaborador e os pontos que ele ainda tem que trabalhar para melhorar.

Ao fazer isso, o empreendedor mostra para cada um o que ele precisa fazer para crescer, onde errou e onde acertou. Há um alinhamento de expectativa e isso deve ser aproveitado para ouvir suas ambições, o que pretende e onde quer chegar. Nessas avaliações o empresário pode perceber que uma pessoa traria melhor resultado em outro setor, ou que está insatisfeita com tal função e ele tem a possibilidade de trocá-la antes de perder um colaborador treinado.

Em conjunto com essas reuniões, um programa de participação nos resultados vinculados às avaliações também ajuda a manter a equipe motivada, pois todos ganham um bônus se a empresa for bem e ele tiver sido bem avaliado.

Uma política de gestão para resultados, estabelecendo metas claras e desafiadoras, tanto para os cargos de gerência e supervisão como para os operacionais, também contribuem para incentivar a equipe. O colaborador sabe o que a empresa espera dele, e que se isoladamente ou em conjunto atingir as metas, receberá um bônus e terá oportunidade de crescimento.

Oportunidade de crescimento é mais uma prerrogativa. É preciso criar mecanismos para que aconteça a meritocracia. Os melhores querem a chance de serem promovidos, e quando isso acontece, os outros também se esforçam para que um dia também sejam. O empreendedor deve sempre deixar as portas abertas para que a equipe cresça com a empresa. 

E, finalmente, a integração da equipe é de suma importância. Promover reuniões semanais ou mensais seguidas de um café da manhã para promover a interação, por exemplo. Às vezes, encontros como happy hour, gincanas e atividades solidárias podem criar um comprometimento e fortalecer a amizade entre a equipe. 

Por Graciele Zuculoto